Como Funciona Aposentadoria Feminina

Aposentadoria Feminina

As pessoas que são seguradas do INSS, têm a possibilidade de se aposentar através de diversos tipos de benefícios previdenciários.

No entanto, é importante que o trabalhador que faz contribuições para o Ministério da Previdência Social, saiba detalhadamente o que compõe cada uma das modalidades do Benefício.

Sendo assim, saiba como identificar qual é o Benefício previdenciário que mais se adéqua a sua realidade.

Assim, os trabalhadores contribuintes do INSS podem ser assalariados, dessa forma o pagamento da contribuição será feito diretamente pela própria empresa em que trabalham (através de desconto em folha).

Ou, podem ser contribuintes individuais, aonde realizarão o pagamento para o Ministério da Previdência Social por conta própria através de carnês.

Contudo, em nossa reforma atual da Previdência, existem alguns critérios que diferenciam aposentadoria feminina da dos homens.

Portanto, neste artigo vamos te explicar como essa diferença funciona.

Veja o que temos sobre Aposentadoria Feminina

A Diferença Da Aposentadoria Feminina

ministerio da previdencia social

No Brasil, ainda é muito comum que as mulheres enfrentem a jornada dupla de trabalho (uma vez que elas agregam o trabalho doméstico ao emprego remunerado), isso acontece devido aos valores considerados pela sociedade.

Assim, o Ministério da Previdência Social criou leis que estabelecem diferenciações na aposentadoria feminina com a do homem, concedendo uma redução de 5 anos tanto no Benefício por tempo de contribuição, quanto no Benefício por idade.

Aposentadoria Por Idade

O Benefício previdenciário por idade, é concedido a todos os trabalhadores que comprovarem 180 meses de trabalho (15 anos).

Assim, a idade para os homens se aposentarem é de 65 anos, enquanto as mulheres com 60 (exceto para aposentadoria rural e aposentadoria para pessoa com deficiência).

Aposentadoria Por Idade Urbana

Ambos os sexos devem cumprir o tempo de carência exigido (180 meses).
Homens podem requerer o benefício a partir dos 65 anos de idade.

No entanto, mulheres podem requerer a aposentadoria feminina logo que completarem 60 anos.

Aposentadoria Por Idade Rural

Ambos os sexos devem cumprir o tempo de carência exigido (180 meses).
Homens podem requerer o benefício a partir dos 65 anos de idade.

No entanto, mulheres podem requerer o benefício logo que completarem 60 anos;

Aposentadoria Por Idade – Pessoa Com Deficiência

Ambos os sexos devem cumprir o tempo de carência exigido.
Homens podem requerer o benefício a partir dos 65 anos de idade.

No entanto, mulheres podem requerer o benefício logo que completarem 60 anos;

Assim, para maiores detalhes sobre este Benefício, como simulação aposentadoria por idade, consulta aposentadoria por idade, regras de acesso, documentos necessários, entre outros, podem ser acessados através de nosso Artigo “Aposentadoria Por Idade do INSS”.

Aposentadoria Por Tempo De Contribuição

O Benefício por tempo de contribuição, é um benefício previdenciário destinado a todos que comprovarem um determinado tempo de contribuição do INSS aposentadoria.

Tempo De Contribuição Integral

Nesta categoria, os homens se aposentam após 35 anos de contribuição e as mulheres com 30.

Assim, algumas categorias, como por exemplo a dos professores, contam com um período de contribuição para o INSS aposentadoria reduzido. São 30 anos para os homens e 25 para as mulheres.

Tempo De Contribuição Proporcional

Homens se aposentam com 53 anos de idade, 30 anos de contribuição para o INSS aposentadoria e o adicional de 40%;

Mulheres se aposentam com 48 anos de idade, 25 anos de contribuição para o INSS aposentadoria e o adicional de 40%.

Tempo De Contribuição – Pessoa Com Deficiência

Deficiência Grave

Homens podem se aposentar com 25 anos.

Mulheres podem se aposentar com 20 anos.

Deficiência Moderada

Homens podem se aposentar com 29 anos.

Mulheres podem se aposentar com 24 anos.

Deficiência Leve

Homens podem se aposentar com 33 anos.

Mulheres podem se aposentar com 28 anos.

Veja o simulador na internet


Aposentadoria Por Invalidez

Este benefício é garantido a todos os trabalhadores que contribuem para o Ministerio da Previdencia Social e que sofrem de qualquer incapacidade física ou mental permanente.

No entanto, estas lesões devem ter se originado após o trabalhador iniciar as contribuições para o INSS, exceto se o quadro da doença ou lesão se agravar após iniciadas as contribuições para o INSS, a ponto de incapacitar o trabalhador.

Portanto, as regras funcionam da mesma maneira tanto para homens quanto para mulheres.

  • O trabalhador deve ter contribuído 12 meses para o INSS;
  • Durante a doença ou lesão, estar contribuindo para o INSS. Caso tenha parado por motivos de desemprego (comprovado), que tenha sido em até 25 meses antes do ocorrido.

Se o trabalhador tiver mais de 10 anos de contribuição à Previdência Social, este prazo pode aumentar para 37 meses.

Assim, o valor do benefício nesta forma é de 100% (cem por cento) do salário de benefício, podendo inclusive ser aumentado 25% (vinte e cinco por cento) caso fique comprovado que o trabalhador precise de acompanhamento permanente.

Em nosso artigo “Como Funciona a Aposentadoria Por Invalidez”, você pode se aprofundar melhor no tema, saber quem tem direito ao benefício, como solicitar o benefício, qual a documentação necessária, como realizar a consulta aposentadoria por invalidez e como realizar a simulação aposentadoria por invalidez.

Aposentadoria Especial

O Benefício especial é um benefício concedido pela Previdência Social a todos os trabalhadores que realizaram funções insalubres ou nocivas à saúde.

No entanto, qualquer período em que o trabalhador exerceu atividades exposto a agentes nocivos, é contabilizado como tempo especial.

Assim, o tempo exigido é de 25 anos. Estes 25 anos são válidos tanto para homens quanto para mulheres e não é possível somar o tempo de atividade comum com o especial.

O tempo de atividades consideradas insalubres só pode ser convertido para tempo comum se houve um acréscimo de 40% para homens e 20% para mulheres.

Isso simboliza o equivalente a contribuição do Benefício comum (35 anos para homens e 30 para mulheres).

No entanto, neste Benefício não é aplicado nem o fator previdenciário nem a necessidade de idade miníma.

Portanto, para ter o Benefício Especial, é necessário que o trabalhador se enquadre nos requisitos abaixo:

  • Comprovação de exercício das atividades em condições insalubres ou periculosas expostas aos agentes nocivos constantes, sendo: Químicos, Físicos ou Biológicos por 25 anos ou 300 contribuições;
  • Carência de 180 contribuições que devem ser efetuadas em dia;
  • Sem idade mínima necessária, logo o Fator Previdenciário não é aplicado.

Maiores detalhes sobre este Benefício podem ser lidos em nosso artigo “Aposentadoria Especial Como Funciona”,

Lá detalhamos quais são as regras deste Benefício, como solicitar o benefício, qual a documentação necessária, como realizar a consulta aposentadoria especial, como realizar a simulação aposentadoria especial, quais são os agentes nocivos etc.

Calcular Tempo De Contribuição

simulação aposentadoria

As mulheres podem calcular o tempo de contribuição sem sair de casa, através do site da previdência.

Assim, basta entrar no site www.previdencia.gov.br/simulacao e clicar em “Calcular tempo de contribuição”.

E, em seguida preencher com o número do PIS ou Pasep ou do Cartão de Inscrição de Contribuinte Individual (CICI).  Após digitar os caracteres que aparecerem na imagem, clicar na mensagem de responsabilidade e, depois, em “confirmar”.

No entanto, o formulário vai pedir a sua data de nascimento, sexo, nome completo, nome da mãe e CPF. Preencha todos os dados solicitados e em seguida clique em “continuar”.

Assim, nessa etapa o sistema abre o simulador. A contribuinte deve preencher com cada período em que esteve segurada pelo INSS e clicando em “adicionar ao fim de cada período”.

E, Após ter adicionado todos, clicar em “executar simulação” para ter o resultado.

Como Consultar O Benefício INSS

As mulheres contribuintes podem realizar a consulta aposentadoria, a simulação aposentadoria, extrato do INSS e qualquer outra informação pertinente ao seu benefício através dos sites da Previdência ou do INSS.

Veja mais sobre Aposentadoria – Clique Aqui.

Portanto, se o artigo foi interessante para você, clique no botão CURTIR e em seguida COMPARTILHE com seus amigos. Assim, estará ajudando mais pessoas e tornando o mundo melhor.

Esse site sua cookies OkMais detalhes

Termos & Politica de Privacidade
error: Conteúdo Protegido!!